Imagem capa - 8 MITOS E VERDADES SOBRE PARTO HUMANIZADO  por Karin Marcitello Fotografia
PARTO HUMANIZADO

8 MITOS E VERDADES SOBRE PARTO HUMANIZADO



8 MITOS E VERDADES SOBRE PARTO HUMANIZADO 

1) Todo parto normal é humanizado – MITO 

Para ser humanizado, ele precisa ocorrer com total respeito à mulher e ao bebê, sem nenhum tipo de violência obstétrica desnecessária.

2) Para ser humanizado, o parto deve ser normal – MITO

Quando a segurança da gestante e do bebê está ameaçada, deve-se fazer a cesárea.

3) A cesárea não pode ser humanizada – MITO 

Algumas medidas humanizam a cirurgia: ter a presença do acompanhante, controlar ruído e luz, colocar o filho para mamar assim que ele nasce e orientar bem a mulher sobre o processo.

4) A mulher não tem direito à anestesia no parto humanizado – MITO 

Técnicas não-farmacológicas antes de partir para a analgesia tradicional são usadas pela equipe com foco no parto humanizado. Entre elas, massagens, banhos quentes e movimentos relaxantes. Acalmar o ambiente, ouvir música, ganhar carinho e fazer caminhadas também ajuda. Se nada disso funcionar e a dor for intensa, tudo bem optar pela anestesia.

5) A recuperação do parto humanizado é melhor - VERDADE

Tanto a cesariana quanto o parto normal sem os cuidados que os classificariam como partos humanizados requerem um maior tempo de reabilitação.

Já a ausência de procedimentos cirúrgicos e medicamentos facilitam a recuperação da mãe.

O contato pele a pele da mãe e o bebe favorece a amamentação e o aleitamento fluindo bem o corpo materno libera mais ocitocina que ajudam o útero voltar ao tamanho normal através das contrações uterinas.

6) A vontade da mulher é superior à vontade do doutor – POLÊMICO 

Se o médico entender que a segurança do bebê ou da mulher está sob grave ameaça, ele  poderá tomar medidas que assegurem a vida deles de acordo com o Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM)

 Por outro lado, ele não pode colocar sua vontade acima da mulher em qualquer outra situação. E precisa explicar claramente as opções disponíveis para cada momento, de modo que a mãe faça parte da escolha.

7) O parto humanizado é um direito da mulher – TEORICAMENTE VERDADE 

Ele é preconizado pelo Ministério da Saúde, que tem diretrizes sobre o tema. Alguns estados disponibilizam o parto humanizado na rede pública. Porém não há  uma regulamentação que coíba as cesarianas desnecessárias.

8) O parto humanizado é mais perigoso para o bebê - MITO

Esperar o trabalho de parto começar e a criança vir ao mundo naturalmente é considerado o método de nascimento mais seguro. O processo pode demorar muitas horas, porém terá como limite o bem-estar e a segurança materna e fetal. Se estiver ameaçada o médico deverá intervir.

FONTE : https://saude.abril.com.br/familia/8-mitos-e-verdades-sobre-o-parto-humanizado/

Saiba mais acessando a pagina : DESPERTAR DO PARTO

https://youtu.be/jWoq1cWdQ0I