Imagem capa - OS REFLEXOS DO RECÉM NASCIDO  por Karin Marcitello Fotografia
RECÉM NASCIDO

OS REFLEXOS DO RECÉM NASCIDO



No nascimento do seu bebê você vai perceber  que ele apresenta alguns reflexos. A presença, a intensidade, a simetria de alguns deles são usadas para investigar a integridade do sistema nervoso central e identificar possíveis problemas de desenvolvimento neurológico e motor.

Depois de alguns meses se alguns desses reflexos permanecer deve ser investigado pois pode indicar algum problema no desenvolvimento neurológico do bebê.

Reflexo de Busca

Ao tocar qualquer região em torno da boca, ele vira o rosto para o lado estimulado. Esse reflexo ajuda o recém-nascido a encontrar o seio, a começar a amamentação.

Reflexo de Sucção

O bebê abre a boca e suga o que aparece à sua frente.

Reflexo de Babinski

A partir de um estímulo na sola dos pés há uma extensão  do  1º dedo do  pé e os outros dedos fazem movimento de leque.

Reflexo de Marcha

Quando é colocado em pé, com apoio nas axilas, o bebê ergue uma perna dando a impressão de estar andando. Este é o primeiro reflexo a desaparecer. Some até o fim do primeiro mês.

Reflexo de Galant

Se o bebe estiver de bruços e suas costinhas ou a lateral próximo à sua barriguinha forem tocadas ele fará um movimento se curvando.


Reflexo de Moro

Esse reflexo ocorre quando o recém-nascido é colocado de barriguinha pra cima principalmente sem roupa. Como ele passou muito tempo sentindo a proteção do útero, ao se sentir sem essa proteção é como se ele estivesse em queda livre, se sentindo assustado ou desequilibrado. O bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre os braços, procurando as paredes do útero para se apoiar,  e os fecha depois. Para evitar que isso aconteça ao tirar a roupinha do bebê pode-se mantê-lo de lado e sempre com uma fralda de tecido, uma mantinha ou até mesmo uma peça de sua roupa sobre o peito nos momentos que precisar mantê-lo de barriguinha para cima.






Reflexo de Preensão Palmar

Ao tocar a palma das mãos os dedinhos se fecham e agarram o que o tocou.


Reflexo de Preensão Plantar

A partir de um estimulo perto dos dedos dos pés eles se fecham e agarram o que tocou.



Saiba mais:

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/reflexos-de-bebes

https://paisefilhos.uol.com.br/busca/?q=os+reflexos+do+recem+nascido+