Imagem capa - Devo oferecer Chupeta para o meu bebe? por Karin Marcitello Fotografia

Devo oferecer Chupeta para o meu bebe?


Muitas mamães ficam em dúvida se devem oferecer a chupeta para seus bebes quando eles não conseguem dormir, quando estão com cólica ou estão agitados por algum outro motivo.

Primeiro precisamos entender qual o papel da chupeta na vida do recém-nascido e para isso precisamos saber um pouquinho sobre o reflexo de sucção.

O reflexo de sucção se inicia aproximadamente no 4º mês de gestação. É comum vermos em alguns ultrassons os bebes chupando o dedo. Este é um reflexo primitivo registrado nos genes que garante a sobrevivência, não somente entre os seres humanos mas entre todos os mamíferos, de acordo com o artigo do  sou mamãe e wikipedia.

https://soumamae.com.br/o-reflexo-de-succao-dos-recem-nascidos/ 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Reflexo_de_suc%C3%A7%C3%A3o

 E qual o papel da chupeta então? Suprir essa necessidade. A sucção traz calma, conforto e ameniza a dor.

Mas as  dúvidas que mais preocupam a mamãe, o papai, e as pessoas mais próximas à criança são : E se o bebe viciar?  Vai prejudicar a dentição? Como eu faço para tirar a chupeta quando ele crescer? A chupeta pode provocar doenças?

Para as respostas a essas dúvidas e muitas outras e também como utilizar corretamente a chupeta visite o link abaixo:

https://brasil.babycenter.com/a1500206/chupeta

Aqui no estúdio, nos ensaios newborn, sempre perguntamos aos pais, caso não estejam dando a  chupeta aos bebes ainda,  se podemos oferece-la somente durante o ensaio para acalmar o bebe em alguma pose, para ajuda-lo a entrar no sono profundo ou caso ele esteja com cólica e só a usamos com autorização deles e explicamos que a chupeta pode auxiliar a diminuir o tempo de permanência no estúdio, pois conseguimos as fotos propostas mais rapidamente com o bebe totalmente relaxado e tranquilo.

Finalizando, a chupeta, se usada corretamente e no momento certo pode auxiliar muito nos primeiros dias do bebe, principalmente